O que são Pallets

O que são Pallets

O que são pallets? Para que servem? Como são utilizados?

Pallets são uma espécie de estrados, porém um pouco mais altos e reforçados. Os pallets podem ser produzidos em madeira (eucalipto, pinus, de lei “dura”), plástico (Polietileno “PEBD, PEAD “, polipropileno “PP”, madeira plástica), metal (aço, ferro e alumínio).

Os pallets são utilizados para armazenagem / estocagem de produtos seja no chão, porta pallets, racks metálicos ou aramados e drive in, para movimentação interna de produtos em fábricas, distribuidores, supermercados , para acondicionamento, carregamento, descarregamento e transporte em caminhões e carretas.

As movimentações dos produtos paletizados geralmente são feitas por empilhadeiras e paleteiras, meio através do qual se otimiza a utilização da mão de obra e obtém-se ganho em produtividade e velocidade.

Podemos classificar os pallets em dois modelos principais, sendo o modelo de quatro entradas produzido com tocos muito mais utilizado do que o modelo de duas entradas produzido com barrotes / longarinas. Também podemos classificar os pallets como RETORNÁVEIS (PBR, Europallets, padrão Chep, padrão cimento, etc...) e DESCARTÁVEIS “vulgo one way” , que são todos os demais pallets de várias medidas e especificações diferenciadas, (VEJA OS DESENHOS EM 2D e 3D EM NOSSA GALERIA).

Devido ao tamanho do território brasileiro, e aos altos custos da logística reversa para retorno dos pallets para sua origem, muitas empresas preferem revender seus pallets retornáveis usados nos pontos de destino recomprando pallets novos em sua sede principal ou então desistindo da utilização e preferindo pallets descartáveis “one way”, que simplesmento são usados uma única vez e não retornam mais.